As ações da Amazon estão sendo negociadas com desconto histórico. Seria a pechincha da década?
Para quem busca ampliar a carteira em Big Techs, as ações da Amazon estão em promoção. A relação preço/lucro futura da Amazon (AMZN) tem apresentado tendência de queda nos últimos meses.
No final deste mês, por exemplo, as ações da Amazon estão sendo negociadas a 29,6x as expectativas de lucro para os próximos 12 meses, marcando a mínima de quase uma década para a gigante da tecnologia.
Embora os níveis atuais de avaliação da firma sejam superiores ao mínimo de 25,3x em 10 anos, registrado em abril deste ano, as ações estão sendo negociadas significativamente abaixo do nível registrado na história recente.
De acordo com o Dow Jones Market Data, o múltiplo médio de lucro futuro da Amazon no último ano é de 32,5x, uma queda notável em relação à média de 2024, que estava em 36,5x.
Para colocar isso em perspectiva, as ações foram negociadas a uma taxa de 169,3x o lucro futuro em janeiro de 2018.
Atualmente, a Amazon está sendo negociada 42% abaixo de sua média de múltiplos futuros de cinco anos e 60% abaixo de sua média de 10 anos — marcando o maior desconto entre as 7 Magníficas (Tesla, Alphabet, Apple, Meta, Amazon, Microsoft e Nvidia).
Por que as ações da Amazon estão baratas?
Alimentando essa tendência está a percepção de que os dias de alto crescimento da Amazon acabaram.
O sentimento piorou este ano devido às preocupações com a estratégia de IA da firma.
Há também dúvidas se a Amazon Web Services conseguirá capturar o crescimento da demanda impulsionada por IA.
Como resultado, a Amazon se tornou a ação entre as 7 Magníficas com o pior desempenho.
Embora alguns investidores se apressem em se livrar dos papéis da Amazon, a corrida para desenvolver a IA ainda está em seus estágios iniciais, e os vencedores estão longe de serem definidos.
Afinal, há apenas alguns meses, os investidores acreditavam que a Alphabet corria risco existencial com o ChatGPT. Agora, a Alphabet é uma das ações de Big Tech com melhor desempenho em 2025, atrás apenas da Nvidia.
Ponto de entrada
Para os investidores, a baixa avaliação da Amazon hoje pode representar um ponto de entrada ideal para uma ação de alta qualidade.
Jonathan Cofsky, gestor de portfólio da Janus Henderson, acredita que a Amazon é um negócio incrivelmente sólido, com potencial para se tornar uma firma vencedora em IA.
“A avaliação da Amazon é bastante razoável, dado seu posicionamento”, disse Cofsky ao MarketWatch.
A Amazon poderá acelerar o crescimento, conforme sua parceria com a Anthropic se intensifique nos próximos trimestres, escreveu Ken Gawrelski, analista do Wells Fargo.
Cofsky, da Janus Henderson, também destacou a expertise da Amazon em varejo e logística: “É difícil imaginar alguém superando isso”, disse ele. Iniciativas de redução de custos com automação e regionalização poderiam fortalecer ainda mais essa parte dos negócios da Amazon, de acordo com Gawrelski.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: The Wall Street Journal