Últimas Notícias

Mercados hoje: superquarta com decisões de juros nos EUA e no Brasil dominam as atenções

Bom dia!
É hoje, dia da primeira superquarta do ano, com as decisões de juros do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) e o Banco Central brasileiro. As expectativas tanto aqui quanto lá fora reforçam a perspectiva de manutenção das taxas. Apesar dos movimentos serem similares, os momentos das políticas monetárias americana e brasileira são muito diferentes. No caso do Fed, seria uma pausa do ciclo de cortes e, no Brasil, talvez o fim do ciclo de aperto.

O que os investidores querem? Que os BCs sinalizem com mais clareza os próximos passos. Hoje, após o fechamento, três gigantes techs divulgam seus balanços: Meta, Microsoft e Tesla. No conjunto, a superquarta até pode manter os mercados na calmaria. Mas o dia seguinte promete. Se será uma ressaca ou um “after party”?

Enquanto você dormia…

  • Nos mercados externos, a atenção está toda voltada para decisões de política monetária. Às 7h25, os futuros das bolsas de Nova York seguem em alta e sinalizam uma cautela otimista antes do Fed: o S&P 500 futuro sobe +0,32% e o Nasdaq futuro tem alta de +0,82%.
  • A Europa recuou modestamente antes da decisão de politica monetária dos EUA. O Stoxx 600 seguem em queda de -0,43%
  • A Ásia teve bolsas em sua maioria em alta, sustentadas por expectativas sobre balanços de tecnologia. O índice Nikkei, da bolsa de Tóquio, fechou em alta de +0,047%. O Hang Seng, de Hong Kong, subiu +2,58%.
  • O índice dólar (DXY) segue em alta de +0,47% leve aos 96,20 pontos. O petróleo Brent segue em leve queda de -0,50%, cotado a US$ 66,26 o barril. Os juros da Treasury de 10 anos seguem estáveis a 4,249% ao ano à espera do Fed.

Destaques do dia

  • O dia traz o Banco Central do Brasil e o Federal Reserve decidindo sobre juros. As expectativas majoritária são de manutenção da Selic em 15% ao ano e da taxa básica dos EUA em 3,50% a 3,75%. Os investidores estarão mesmo em busca de sinais sobre os próximos movimentos. No fim das contas, o que todos querem saber é: vai haver cortes em março?
  • Além disso, quatro gigantes da tecnologia — Meta, Microsoft, Tesla e, amanhã, Apple — reportam balanços que podem balançar o humor de Wall Street e influenciar ativos globais.
  • E daí? O apetite global por risco pode ganhar volatilidade nas próximas horas — e a leitura dos comunicados de juros tende a impactar diretamente o câmbio e os juros futuros brasileiros.

Giro pelo mundo

  • Big Techs em destaque: a quarta-feira tem divulgação de balanços de três big techs, Meta, Microsoft e Tesla. Além disso, o mercado começa a alimentar expectativas sobre o balanço da Apple, programado para a quinta-feira. Os resultados podem ajudar a sustentar o otimismo nas bolsas americanas, caso venham acima das expectativas.

Giro pelo Brasil

  • Ibovespa perto do topo real: bolsa renovou recordes nominais e agora precisa de cerca de +7% para superar a máxima histórica ajustada pela inflação. Fluxo estrangeiro tem sido protagonista dessa alta recente.

Giro corporativo

  • Embraer: fechou 2025 com carteira de pedidos recorde de US$ 31,6 bilhões, sinal de demanda firme por aeronaves comerciais e defesa.
  • Vale: produção de minério de ferro alcançou 336 milhões de toneladas em 2025 e levou a companhia ao primeiro lugar do ranking como maior produtora global. A mineradora tem peso significativo no Ibovespa e pode ser um fator positivo para sustentar a bolsa no território psitivo em dia de superquarta.

Agenda do dia

  • 08:00: Sondagem da Indústria (IBGE).
  • 10:30: Balança comercial (EUA).
  • 14:30 Tesouro Nacional divulga o Relatório Mensal da Dívida (RMD) de dezembro de 2025, o Relatório Anual da Dívida (RAD) de 2025 e o Plano Anual de Financiamento (PAF) de 2026.
  • 16:00: Decisão de juros e comunicado do Federal Reserve — EUA. O consenso do mercado é de que o Fed vai iniciar uma pausa no ciclo de cortes, com a faixa de juros entre 3,50% e 3,75% ao ano.
  • 16:30: Coletiva do presidente do Fed, Jerome Powell. Investidores buscam sinais sobre proximos movimentos do BC americano.
  • 18:30: Decisão de juros e comunicado do Copom — Brasil. Primeiro grande movimento de política monetária do ano. O consenso pende para a manutenção dos juros em 15% ao ano
  • Balanços nos EUA após o fechamento: Meta, Microsoft e Tesla.

Ótima superquarta e bons negócios!

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Sérgio Tauhata

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo