Últimas Notícias

“Não há no Brasil ‘ditadura da toga’, tampouco ministros agindo como tiranos”

“Não há no Brasil ‘ditadura da toga’, tampouco ministros agindo como tiranos”

Depois de um dia intenso de protestos por todo o Brasil, neste domingo, 7 de setembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, se manifestou em seu perfil no X (antigo Twitter). Em uma nota dura, neste Dia da Independência, ele saiu em defesa da Corte e de seus membros, reiterando que a verdadeira liberdade não nasce de ataques às instituições, mas do seu fortalecimento. “Não há no Brasil uma ‘ditadura da toga’, tampouco ministros agindo como tiranos. O STF tem cumprido seu papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito, impedindo retrocessos e preservando as garantias fundamentais”, escreveu.

A nota respondeu principalmente os ataques feitos pelo governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, durante os protestos da direita na Avenida Paulista na tarde de domingo, quando o político disse que o ministro Alexandre de Moraes impõe uma “tirania” que “ninguém aguenta mais”. Tarcísio atacou Moraes logo após os manifestantes entoarem o grito de “Fora Moraes”.

Leia Mais: Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes, diz Tarcísio

Mendes frisou ainda em seu texto que, se quisermos falar sobre os perigos do autoritarismo, basta recordar o passado recente de nosso país: “milhares de mortos em uma pandemia, vacinas deliberadamente negligenciadas por autoridades, ameaças ao sistema eleitoral e à separação de Poderes, acampamentos diante de quartéis pedindo intervenção militar, tentativa de golpe de Estado com violência e destruição do patrimônio público, além de planos de assassinato contra autoridades da República.”

No final da nota, o ministro ainda disse de forma veemente que o que o “Brasil realmente não aguenta mais são as sucessivas tentativas de golpe que, ao longo de sua história, ameaçaram a democracia e a liberdade do povo.” Para Mendes, é fundamental que se reafirme: “crimes contra o Estado Democrático de Direito são insuscetíveis de perdão! Cabe às instituições puni-los com rigor e garantir que jamais se repitam.”

The post “Não há no Brasil ‘ditadura da toga’, tampouco ministros agindo como tiranos” appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Anna França

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo