Com bandeira gigante, esquerda tenta resgatar símbolo nacional em ato pela soberania


Uma bandeira do Brasil gigante, do tipo das utilizadas em estádios de futebol por torcidas organizadas, surpreendeu os 8,8 mil manifestantes que participavam o ato organizado por partidos e organizações de esquerda na Praça da República, no centro de São Paulo.
A estimativa de público foi feita pelo “Monitor do debate político”, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) — coordenado por Pablo Ortellado e Márcio Moretto, da Universidade de São Paulo (USP) —, em parceria com a ONG More in Common.
A bandeira do Brasil, assim como a camiseta da Seleção Brasileira de futebol, vêm sendo associadas a setores ligados à direita e simpatizantes do bolsonarismo, mas passam por um momento de resgate pela esquerda, que quer associar os símbolos à soberania nacional.
A defesa da soberania foi um dos principais temas da manifestação deste 7 de Setembro organizada pela Frente Povo Sem Medo, que reúne o MST e o MTST, e por movimentos sindicais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União Geral dos Trabalhadores (UGT).
O ato contou ainda com a participação do ministro do governo Lula Luiz Marinho (Trabalho), além do presidente nacional do PT, Edinho Silva (PT), e os deputados federais Guilherme Boulos (PSOL) e Érika Hilton (PSOL).
Dentre os participantes, era possível ver alguns vestindo camisetas amarelas ou carregando bandeiras do Brasil. O deputado Guilherme Boulos, por exemplo, chegou vestindo um agasalho preto do Corinthians, mas depois o retirou mostrando que usava uma camiseta amarela.

Em meio a julgamento, apoiadores de Bolsonaro protestam por anistia no 7 de setembro
Principais concentrações devem acontecer no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana, e em São Paulo, na Avenida Paulista

Lula participa de desfile do 7 de setembro com recados sobre soberania e patriotismo
Escolhas temáticas ocorrem após tarifaço de Trump e em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro; estão presentes ministros do governo e o presidente da Câmara, Hugo Motta
The post Com bandeira gigante, esquerda tenta resgatar símbolo nacional em ato pela soberania appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Agência O Globo