Últimas Notícias

Dividendos: qual melhor estratégia para ter renda estável mesmo em mercado volátil?

Dividendos: qual melhor estratégia para ter renda estável mesmo em mercado volátil?

O mercado acionário brasileiro tem atraído atenção renovada para firmas que pagam dividendos elevados. Analistas da XP Investimentos afirmam que ações com alto dividend yield (DY), que mede quanto uma firma distribui em dividendos sobre o preço de suas ações, podem oferecer retorno interessante e ajudar a equilibrar risco em momentos de volatilidade.

Nos últimos anos, os dividendos foram responsáveis por boa parte dos ganhos das ações brasileiras, segundo relatório da corretora enviado ao mercado. Uma estratégia que combina a compra de papéis com DY elevado e a venda de ações com DY baixo apresenta resultados positivos desde 2008, revela o documento. Entre 2016 e 2021, o desempenho sofreu queda, período marcado por maior apetite por risco no país, mas manteve rentabilidade no longo prazo.

Segundo os analistas da XP destacaram em relatório, o DY está correlacionado com fatores de Valor e Baixo Risco, ou seja, firmas subvalorizadas e de menor volatilidade tendem a pagar mais dividendos. Por outro lado, apresenta exposição negativa aos fatores momentum, que mede a tendência recente de valorização de preços, e tamanho, que separa firmas grandes de pequenas.

“A relação inversa com Momentum é consistente com sua classificação como métrica de Valor; entretanto, carteiras baseadas exclusivamente em DY podem incluir ações com Momentum fraco. Como Momentum é um fator de risco bem estabelecido e com prêmio positivo no mercado brasileiro, essa exposição negativa pode impactar negativamente o desempenho da carteira”, explicam os especialistas.

O DY tem desempenho mais destacado em períodos de inflação e taxas de juros altas, oferecendo bons retornos e índices de Sharpe, que medem a relação entre retorno e risco da carteira. Em ambientes de inflação e juros mais baixos, o rendimento tende a ser inferior, reforçando a necessidade de ajustes estratégicos.

Para aprimorar a carteira de DY, a XP recomenda filtrar ações com Momentum fraco, índices de payout acima de 90% e lucros negativos ou voláteis. Esse ajuste, diz a corretora, aumenta o Índice de Informação da carteira em relação ao Ibovespa, de 0,55 para 0,87, indicando melhor retorno ajustado ao risco.

Entre os papéis selecionados pela XP Investimentos para investidores que buscam renda por meio de dividendos, a lista é liderada pela Petrobras (PETR4), com um dividend yield de 16,9%. O setor de energia elétrica também se destaca: a Cemig (CMIG4) oferece 12,8% e a ISA Energia (ISAE4) 10,4%.

firmas desse segmento costumam apresentar resultados mais estáveis, o que contribui para a consistência nos pagamentos aos acionistas. Outro destaque é a Gerdau (BRAP4), com rendimento de 12,5%, reforçando a presença de companhias industriais na lista.

No setor monetário, o Itaúsa (ITSA4) apresenta retorno de 9,7%, enquanto o Banco do Brasil (BBAS3) e o Banco ABC Brasil (ABCB4) oferecem 9,2% e 8,8%, respectivamente. Esses números refletem a capacidade dessas instituições de gerar lucros sólidos e repassá-los aos investidores por meio de dividendos.

Outras firmas presentes na seleção incluem Grendene (GRND3), Bradespar (BRAP4), Banrisul (BRSR6), Eztec (EZTC3), Taesa (TAEE11), Caixa Seguridade (CXSE3), Vale (VALE3) e Marcopolo (POMO4), abrangendo setores que vão da construção civil à mineração e ao transporte.

Código Setor ADTV (R$ mi) Dividend yield
PETR4 Óleo, gás e petroquímicos 859.6 16,9%
CMIG4 Elétricas 112.8 12,8%
BRAP4 Metais e siderurgia 54.6 12,5%
GRND3 Varejo 7.1 11,0%
ISAE4 Elétricas 42.9 10,4%
ITSA4 Instituições financeiras 205.5 9,7%
BRSR6 Bancos 10.9 9,6%
EZTC3 Construção civil 20.1 9,6%
BBAS3 Bancos 734.4 9,2%
ABCB4 Bancos 6.9 8,8%
TAEE11 Elétricas 55.1 8,6%
CXSE3 Instituições financeiras 57.3 8,4%
VALE3 Metais e siderurgia 1099.4 8,2%
POMO4 Bens de capital 58.4 8,0%

O dividend yield é considerado uma métrica de Valor porque relaciona os lucros da firma ao seu preço de mercado. Carteiras baseadas exclusivamente em DY podem incluir ações com Momentum fraco, o que pode reduzir o desempenho quando esse fator apresenta prêmio positivo, como ocorreu nos últimos anos.

A corretora diz que aplicar filtros que excluam firmas com queda de preços recente, lucros voláteis ou payouts excessivos melhora a eficiência da estratégia e oferece alternativas mais seguras para investidores atentos à dinâmica do mercado.

The post Dividendos: qual melhor estratégia para ter renda estável mesmo em mercado volátil? appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: murilomelo

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo