Últimas Notícias

Economia mundial mostra resiliência surpreendente às tarifas, diz OCDE

A economia global está enfrentando melhor do que o esperado as tarifas comerciais impostas por Donald Trump, enquanto a atividade recebe impulso do forte investimento em inteligência artificial e de políticas fiscais e monetárias favoráveis, afirmou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A organização com sede em Paris elevou suas projeções de crescimento para os EUA e a zona do euro para este ano e o próximo, além de fazer pequenos ajustes para cima para outras grandes economias em seu último relatório de perspectivas.

Ainda assim, ela continua prevendo que o crescimento global desacelerará para 2,9% em 2026, ante 3,2% em 2025, à medida que os efeitos completos das tarifas comerciais ainda não foram totalmente sentidos.

Projeções de crescimento da OCDE

“A economia global mostrou resiliência neste ano, apesar das preocupações de uma desaceleração mais acentuada após o aumento das barreiras comerciais e da significativa incerteza”, disse o secretário-geral Mathias Cormann. “No entanto, o crescimento do comércio global moderou no segundo trimestre deste ano, e esperamos que tarifas mais altas gradualmente se traduzam em preços mais elevados, reduzindo o crescimento do consumo das famílias e dos investimentos firmariais.”

A repercussão dos esforços de Trump para reescrever as regras do comércio mundial tem sido difícil de prever para organizações internacionais e economistas. Em junho, a OCDE alertou que o crescimento dos EUA cairia para 1,6% neste ano, mas depois revisou a projeção para 1,8% em setembro e agora prevê 2%.

O forte investimento em IA e a construção de data centers, especialmente nos EUA, também estão tendo impacto crescente nas estimativas econômicas. Segundo a OCDE, o dinamismo do setor de tecnologia tem sustentado os fluxos do comércio global, e a produção de tecnologia está crescendo mais rapidamente do que o restante da indústria.

A entidade estima que, sem o boom de investimentos em IA, a economia dos EUA teria encolhido 0,1% no primeiro semestre, já que o crescimento do consumo das famílias desacelerou e os gastos do governo caíram.

“Tudo o que envolve firmas comprando equipamentos que lhes permitirão prosperar nesta nova era tecnológica elevou a atividade econômica de maneiras que compensaram alguns dos impactos negativos relacionados à incerteza política e aos efeitos das tarifas”, disse Luiz de Mello, diretor de estudos por país da OCDE.

Produção de tecnologia está disparando

Ainda assim, a organização alertou que a rápida expansão do setor de tecnologia e o otimismo em torno da IA representam risco de correções abruptas de preços e até mesmo vendas forçadas de ativos, dado o nível esticado das avaliações.

Somado às preocupações sobre mudanças rápidas nas medidas comerciais, a OCDE afirmou que o cenário permanece “frágil” e suas projeções estão “sujeitas a riscos substanciais”.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Bloomberg

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo