Grande Sertão II: Matrix amplia presença em geração no mercado livre de energia


Com capacidade instalada de 80 MWac / 102,6 MWp, o projeto Grande Sertão II consiste em um ativo estratégico que amplia a presença da companhia em geração de grande porte no mercado livre, oferecendo mais segurança e previsibilidade no suprimento de energia para os seus clientes. Prevista para ser inaugurada no 4º trimestre de 2025, a usina deve se consolidar como um dos maiores complexos solares da região, ao Norte de Minas Gerais, no município de Várzea da Palma.
Conectada diretamente à distribuidora e estruturada na modalidade de autoprodução, a usina foi concebida para atender à demanda crescente por energia limpa, eficiente e com previsibilidade de custos. “Além de ampliar a matriz energética renovável do país, o projeto fortalece a posição da Matrix como plataforma integrada de soluções em energia”, diz Rodrigo Lima, Diretor de Geração na Matrix Energia.
A energia gerada será comercializada através da plataforma varejista da Matrix, que atende atualmente mais de 3 mil clientes, dentro de uma carteira total superior a 4 mil consumidores no mercado livre de energia. Esse diferencial reforça a integração entre geração, comercialização e consumo, consolidando a força da companhia no setor.
“Grande Sertão II é um ativo de classe mundial, desenvolvido com tecnologia de ponta e todos os cuidados socioambientais para se tornar referência no mercado brasileiro de energia solar”, pontua Lima.
Diferenciais técnicos
A usina reflete a experiência da Matrix Energia em desenvolver e operar projetos de diferentes portes e fontes — incluindo geração distribuída, soluções de armazenamento e cogeração — sempre com engenharia de alto padrão e práticas de gestão que asseguram eficiência em todo o portfólio
O suporte é ampliado pelo Centro de Operações Integradas (COI), em São Paulo, que acompanha em tempo real os ativos da companhia em todo o país, assegurando padronização de performance, resposta rápida e segurança operacional.
“O diferencial de Grande Sertão II é operar fora do despacho central, reduzindo riscos de corte de geração e garantindo mais segurança no suprimento de energia”, complementa Rodrigo.
A usina já nasce 100% comercializada, com contratos firmados até 2028, consolidando uma base sólida de clientes e demonstrando a confiança do mercado no modelo oferecido pela Matrix Energia.
“O diferencial da nossa plataforma, referência no mercado varejista, é assegurar alta taxa de adesão e estabilidade contratual, o que amplia os benefícios do modelo de autoprodução para nossos clientes”, afirma Alexandre Gomes, Diretor Comercial da Matrix Energia.
Sustentabilidade e Compromisso Social
O projeto conta com autorização ambiental vigente e execução técnica concluída para linha de transmissão e subestação. Entre as medidas voltadas à Sustentabilidade estão o manejo de biomassa, a recomposição vegetal com espécies nativas e o programa de proteção à fauna.
O programa ambiental também inclui ações de gestão de resíduos, saneamento e monitoramento de poeira e ruído em campo, assegurando padrões de conformidade socioambiental.
Mais de 500 pessoas estão diretamente envolvidas no dia a dia da construção, reforçando o papel do projeto como indutor de desenvolvimento local e geração de oportunidades.
Na frente Social, a Matrix Energia atua com o Projeto Acender, iniciativa voltada para inclusão e desenvolvimento comunitário no município. Entre as ações, atividades de educação financeira para meninas e doações voltadas ao bem-estar animal.
Essas iniciativas fazem parte de um programa ativo de relacionamento comunitário, que mantém canais de atendimento permanentes, promove reuniões periódicas e organiza visitas técnicas, assegurando transparência, diálogo constante e escuta qualificada das comunidades locais em todas as etapas do projeto.
Matrix Energia
Fundada em 2014, a Matrix Energia é uma plataforma digital integrada de soluções energéticas, com atuação em todo o Brasil e propósito de entregar Excelência, Sustentabilidade e Inovação a clientes de alta e baixa tensão.
Reconhecida como uma das maiores comercializadoras de energia elétrica do país pelo ranking da CCEE, conta na sua base acionária com a Duferco, grupo global com atuação nos setores de energia, siderurgia, transporte marítimo e inovação, e Prisma Capital, gestora de investimentos com mais de R$ 18 bilhões em ativos sob gestão.
Mais informações sobre os serviços da Matrix podem ser acompanhadas no site.
The post Grande Sertão II: Matrix amplia presença em geração no mercado livre de energia appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: priscillaarroyo