Ibovespa: o que fez o índice interromper uma sequência de 3 baixas e subir 0,8%


O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira (4), a primeira do mês de setembro, referendado pelo avanço de bancos e com a Cosan (CSAN3) novamente entre os destaques positivos, em meio a expectativas envolvendo a Raízen (RAIZ4), enquanto dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos corroboraram apostas de corte iminente de juros pelo Federal Reserve.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,81%, a 140.993 pontos, interrompendo uma sequência de três baixas. A sessão foi marcada por maior otimismo por corte de juros pelo Federal Reserve em meio aos dados do mercado de trabalho privado mais fracos nos Estados Unidos: o relatório ADP mostrou criação de vagas abaixo das expectativas, enquanto os pedidos semanais de seguro-desemprego subiram, sinalizando desaceleração do setor.
“Esses números reforçam a percepção de que o Federal Reserve pode iniciar o ciclo de cortes de juros já na próxima reunião, com impacto direto nos mercados globais”, aponta Marcelo Boragini, especialista em renda variável da Davos Investimentos.

Ibovespa fecha com ganhos, após euforia sobre possível corte de juros nos EUA
Principais índices nos EUA terminam em alta antes do payroll amanhã

Dólar hoje fecha em leve queda após emprego privado reforçar corte de juros pelo Fed
Na quarta-feira, o dólar à vista fechou em baixa de 0,38%, aos R$5,4541
Apesar disso, os investidores seguem cautelosos, aguardando o principal dado da semana: o payroll (relatório de emprego), que será divulgado amanhã. “Caso venha abaixo do esperado, o mercado deve consolidar a aposta, já elevada, de corte de juros pelo Fed. Hoje, as expectativas apontam para mais de 80% de probabilidade de redução, restando definir apenas a intensidade do ajuste”, aponta o analista.
Na renda fixa, a curva de juros brasileira acompanha a queda das Treasuries, reforçando a leitura de que há espaço para cortes nos Estados Unidos e de que o Banco Central também mantém margem para seguir o processo de afrouxamento da Selic.
Entre os setores da bolsa, os papéis mais sensíveis ao ciclo de juros e ligados à economia doméstica se destacaram, como Yduqs (YDUQ3), Cogna (COGN3) e Magazine (MGLU3).
“O mercado começa a se posicionar em firmas que poderiam ter um benefício com esse movimento de corte de juros, que seriam majoritariamente as firmas de varejos e serviços”, avalia Danilo Coelho, economista e especialista em finanças pela FBNF.
Para o JPMorgan, ainda que de forma sutil, os dados da ADP elevam a barra para que o Fed desista de um corte de juros em setembro, independentemente de quão positivos sejam os dados de emprego de agosto que o governo norte-americano divulgará na sexta-feira.
(com Reuters e Estadão Conteúdo)
The post Ibovespa: o que fez o índice interromper uma sequência de 3 baixas e subir 0,8% appeared first on InfoMoney.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Lara Rizério