Últimas Notícias

Jogo da NFL em São Paulo confirma sucesso da modalidade no Brasil com estádio lotado

Jogo da NFL em São Paulo confirma sucesso da modalidade no Brasil com estádio lotado

A espera terminou e a promessa foi cumprida. Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil se firma no mapa global da NFL, provando que a paixão pelo esporte da bola oval vai muito além das fronteiras norte-americanas. Desta vez, o espetáculo foi protagonizado por Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs na Neo Química Arena, do Corinthians, em uma noite que reafirmou o sucesso da estreia e alimentou o sonho de ver a liga retornar outras vezes.

Se o evento do ano passado foi sobre a conquista de um espaço, a edição deste ano é sobre consolidação. O público, que já coloca o Brasil como o segundo maior mercado internacional da NFL, respondeu novamente em peso, transformando a Zona Leste de São Paulo em um vibrante caldeirão de culturas e torcidas.

A experiência de quem foi ao estádio começou muito antes do apito inicial. O trajeto de transporte público, novamente o caminho mais recomendado, foi palco de encontros inusitados, misturando o cotidiano do paulistano com a empolgação dos fãs, vestidos com as cores vibrantes de seus times.

Em 2024, mais de 47 mil pessoas acompanharam de perto a estreia vitoriosa dos Philadelphia Eagles sobre o Green Bay Packers, e a experiência se repetiu com o transporte público tomado por torcedores fantasiados, famílias inteiras uniformizadas e uma mistura sonora que ia de gritos em inglês a cantorias de pagode.

Leia mais: “Vamos ver o que o futuro reserva”, diz Odell Beckham Jr. sobre carreira na NFL

A empolgação era tanta que pessoas de todo o Brasil decidiram cruzar o país para viver a experiência. Douglas Oenning, 42 anos, e Robson Valle, 33, vieram de Curitiba. Ambos engenheiros, os amigos já haviam estado no jogo do ano anterior. “Gostamos tanto que voltamos”, contou Douglas. Para eles, a viagem é um “momento de descontração” e a oportunidade de ver de perto um esporte que, para Robson, superou o futebol tradicional. “Hoje, para mim, futebol é esse”, brincou.

— Como o futebol americano tem mais contato, eu acho que é mais legal, é mais emocionante de ver. E uma coisa interessante também, por um outro lado, quem não conhece, imagina que o futebol americano é só porrada, só força, mas é muito mais estratégica do que força, muito jogo de equipe. Quem vence não é o mais forte, é o que montou uma estratégia melhor — declarou Douglas.

Bruno Leto, de 42 anos, viajou de Goiânia com a família para ver de perto o jogo da NFL. Fã do esporte há uma década e torcedor do Chiefs há cinco anos, ele veio a São Paulo com a esposa e o filho, Pedro, para ver o time do coração em campo.

— Acompanho a NFL há cerca de dez anos e torço para os Chiefs há cinco. No ano passado não consegui ingresso, mas neste ano deu certo. É muita emoção estar aqui com meu filho e minha esposa — disse, visivelmente empolgado. — No ano passado eu não consegui comprar o ingresso, mas nesse ano fiz questão de entrar mais cedo na fila — finalizou.

Neste ano, a conexão entre o evento global e a cidade de São Paulo ganhou um contorno ainda mais humano e inspirador, materializado em um novo mural do renomado artista Eduardo Kobra. Na Rua Pedroso Alvarenga, a obra imortaliza o rosto de Paulo César Silva Pedreira, um jovem de 17 anos de Paraisópolis.

A arte de Kobra celebra a jornada de Paulo César Silva Pedreira, que, através de um projeto social, participou de uma seletiva para a seleção brasileira de flag football e auxiliou nas atividades de times da NFL em visita ao Brasil. A escolha do artista não poderia ser mais simbólica: usar a imagem de um jovem atleta local, que personifica a superação e os valores do esporte, para saudar o retorno da maior liga do mundo.

“Como exemplo de superação e de alguém que vive os bons valores esportivos, por meio dele eu enalteço as virtudes buscadas e vividas por um atleta. O timing é perfeito”, escreveu Kobra.

A atmosfera americana

Dentro e fora da arena, a imersão era total. Food trucks com culinária típica americana, uma loja com produtos oficiais e a festa no estacionamento criaram um ambiente de celebração que reuniu torcedores de todo o Brasil e do exterior. A diversidade era a marca registrada, com sotaques e idiomas se misturando em uma paixão comum.

O torcedor William Santos veio diretamente de Los Angeles com três amigos, apenas para o jogo. Impressionado com a atmosfera na cidade, ele confessou que não esperava tanta paixão. “Não sabia que era tão grande”, disse surpreso.

— A paixão pelo futebol americano é muito grande, torcemos para o time de Los Angeles, onde moramos. Não é a primeira vez que viajamos a outra cidade, a outro país para acompanhar o time. E agora vimos que aqui também é um esporte bem popular, que as pessoas gostam — contou o torcedor dos EUA.

Como já é tradição, os intervalos foram um show à parte. A organização soube mesclar a cultura americana com o gosto local, e entre uma jogada e outra, o sistema de som da arena surpreendeu com clássicos da música brasileira — com destaque para Tim Maia, que levou o público à loucura, e Chiclete com Banana — , provando que a experiência da NFL no Brasil tem um tempero único. Das câmeras do beijo às interações com o público, cada detalhe foi feito para criar uma memória do evento.

Se no ano passado o verde dominou as arquibancadas, desta vez o estádiofoi dominado pelo vermelho vibrante dos Chiefs, que trouxeram uma legião de fãs para apoiar uma das equipes mais dominantes da liga nos últimos anos. A batalha sonora das torcidas ecoou por Itaquera, com vaias e gritos da torcida a cada jogada.

Elevando o evento a um patamar de festival, a trilha sonora da noite foi comandada por um trio de estrelas. A solenidade pré-jogo uniu a jovem sertaneja Ana Castela, de 21 anos, que cantou o hino brasileiro, sucedendo Luísa Sonza, que se apresentou na estreia em 2024. Ao seu lado, a sofisticação instrumental do aclamado saxofonista de jazz Kamasi Washington, um nome premiado no cenário mundial, que entregou uma interpretação do hino norte-americano.

O aguardado show do intervalo ficou a cargo de um furacão colombiano: a estrela pop Karol G. Ansiosa pelo momento, a “Bichota”, como é conhecida, já havia visitado a arena dias antes, compartilhando com milhões de seguidores sua emoção por voltar aos palcos.

Com um repertório que acumula dezenas de milhões de visualizações e sucessos no topo das paradas globais, a apresentação foi expressa, mas capaz de transformar o gramado em uma verdadeira festa latina, seguindo os passos de Anitta, que comandou o espetáculo no ano anterior e consolidando o evento no Brasil como uma plataforma para grandes nomes da música.

Arena preparada para o espetáculo

Para receber o espetáculo, a casa corintiana passou por uma transformação. Atendendo às críticas do ano anterior, o gramado foi o foco de uma reforma completa. Com a costura de novas fibras sintéticas e a renovação da estrutura pela primeira vez desde 2013, o campo agora ostenta a mesma qualidade da Copa do Mundo de 2014, garantindo mais estabilidade e segurança para os atletas. Escorregões que antes frustravam jogadas deram lugar a um tapete impecável.

A estrutura também foi adaptada: arquibancadas temporárias foram erguidas, a capacidade foi ajustada para cerca de 47.800 espectadores, e toda a infraestrutura de iluminação, cabeamento e pirotecnia foi reforçada. As icônicas traves em “Y” e as marcações em jardas tomaram o lugar do campo de futebol, completando a metamorfose do estádio em um autêntico palco da NFL.

Ao final da partida, a sensação entre os apaixonados pelo futebol americano era de vitória para o esporte no país. Entre a multidão, Bruna e Fernanda Bordini, torcedoras dos Chiefs de São Paulo, ficaram impressionadas com a organização do evento, comparando-o a um jogo que assistiram no SoFi Stadium, casa dos Chargers, nos Estados Unidos. “Eu tô achando a estrutura bem organizada”, disse Bruna, enquanto Fernanda, que acompanha o esporte por causa do irmão, concordava.

The post Jogo da NFL em São Paulo confirma sucesso da modalidade no Brasil com estádio lotado appeared first on InfoMoney.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Agência O Globo

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo