O conselho de carreira de Warren Buffett para jovens profissionais seguido por Steve Jobs e Richard Branson
O último dia de 2025 marcou o fim do épico reinado de 60 anos do lendário investidor Warren Buffett como CEO da Berkshire Hathaway. Ele está confiando em seu sucessor, Greg Abel, que liderará o império de US$ 1,2 trilhão. Mas o Oráculo de Omaha deixa para trás um tesouro de conhecimento, aprendizados passados, vitórias e derrotas — e sábio conselhos de carreira.
Buffett disse em sua última carta aos acionistas, em 2025, que ele ficará “ficando quieto” após sua aposentadoria, mas seus conselhos de carreira continuarão a viver. Um pedaço de sabedoria duradoura de Buffett veio durante a reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway em 2004, quando Justin Fong, um menino de 14 anos da Califórnia e jovem acionista na época, fez a pergunta: “Que conselho você daria a um jovem como eu sobre como ser bem-sucedido?”
Buffett ofereceu uma resposta simples, mas provocativa:
“É melhor andar com pessoas melhores que você. Escolha associados cujo comportamento é melhor que o seu, e você tenderá a ir nessa direção.”
Sua fala segue um conselho comum de liderança: cerque-se de pessoas que você admira. Mas Buffett levou esse conselho um passo adiante, dizendo que jovens profissionais deveriam passar tempo com pessoas que são “melhores” do que eles, embora o megainvestidor não tenha explicado exatamente o que isso significava.
O ex-parceiro de negócios de Buffett, o falecido vice-presidente da Berkshire Hathaway, Charlie Munger, à época ecoou o sentimento. “Se isso te der uma pequena impopularidade temporária com seu grupo de pares, que se danem eles”, afirmou Munger.
O que outros executivos e pesquisadores dizem sobre o conselho de Buffett
Executivos e empresários de sucesso profissional deram conselhos semelhantes às gerações mais jovens: Passe tempo com pessoas que você deseja emular. O bilionário cofundador da Virgin Atlantic, Richard Branson, escreveu em uma postagem no LinkedIn em 2023 que as pessoas devem se cercar daquelas que são “mais inteligentes que você”. “Dê a eles tudo o que precisam para crescer, e seu negócio prosperará”, continuou.
Publicidade
O cofundador da Apple, Steve Jobs, também deu um conselho semelhante em uma palestra de 1992, dizendo que simplesmente faz sentido contratar pessoas inteligentes. “Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e depois dizer a elas o que fazer; nós contratamos pessoas inteligentes para que elas possam nos dizer o que fazer”, afirmou.
Pesquisas acadêmicas também mostram que pode ser benéfico para profissionais trabalharem cercados por pessoas de alto desempenho. Um estudo de 2017 da Kellogg School of Management da Northwestern University, do Estado de Illinois, nos Estados Unidos, descobriu que sentar a até 7,6 metros de um alto desempenho melhorava a velocidade ou qualidade dos colegas de trabalho em até 15%, gerando um lucro anual estimado de US$ 1 milhão por firma.
“A parte bonita disso é que, quando colocamos essas pessoas juntas, elas não vão sofrer materialmente na área de força”, disse Dylan Minor, um dos pesquisadores do estudo e ex-membro do corpo docente da Kellogg. “Elas só vão melhorar na sua área de fraqueza.”
Pessoas tóxicas também contaminam o ambiente
Os pesquisadores entrevistaram mais de 2 mil trabalhadores de tecnologia para o estudo e chamam esse fenômeno de “transbordamento positivo“, mas alertaram que pode funcionar de maneira oposta também. “Uma vez que uma pessoa tóxica aparece ao seu lado, seu risco de se tornar tóxico também aumentou”, alertou Minor. Com trabalhadores tóxicos, “vemos sua impressão e efeito negativo em um andar inteiro”.
Para mais conselhos de carreira de Warren Buffett e também sobre como gerir seu dinheiro, clique aqui.
Esta história foi originalmente apresentada em Fortune.com e foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.
Publicidade
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: E-Investidor