Últimas Notícias

Por que a PF pode suspender emissão de passaporte? Veja motivo

A Polícia Federal (PF), responsável pela emissão de passaportes no Brasil, enfrenta uma crise financeira que ameaça interromper o serviço ainda no final de 2025. Por isso, vários brasileiros que dependem do documento para viagens internacionais podem ser afetados caso não haja uma liberação emergencial de recursos.

Por que a PF pode suspender a emissão de passaportes?

Segundo a Agência Brasil, o motivo da possível paralisação está diretamente ligado à insuficiência de recursos monetários destinados ao processo de confecção e emissão dos passaportes.

O serviço envolve custos com materiais, tecnologia, logística e mão de obra, e o fundo específico para essa finalidade estaria se esgotando. Sem suplementação orçamentária, a Polícia Federal poderá ter que suspender temporariamente o atendimento.

Atuação do Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), órgão ao qual a PF é subordinada, informou que atua de forma “ativa e coordenada” para garantir a continuidade da emissão.

Ainda de acordo com a Agência Brasil, o ministério reforçou que a emissão de passaportes é um serviço essencial para os cidadãos brasileiros.

 

Ver essa foto no Instagram

 
Uma publicação compartilhada por Policia Federal (@policiafederal)

Importância do passaporte

O passaporte é o documento oficial que identifica brasileiros no exterior, permitindo viagens internacionais, registros de vistos, autorizações e entradas e saídas do país, segundo o Serviços e Informações do Brasil. A suspensão do serviço poderia impactar turismo, estudos e negócios, prejudicando quem já planejou compromissos fora do Brasil.

Valor da emissão

Em 2025, a taxa padrão para emissão de um passaporte comum é de R$ 257,25, podendo chegar a R$ 514,50 em casos específicos, como quando não há apresentação de um passaporte anterior. Apesar do pagamento da taxa, a manutenção do serviço depende do orçamento da PF para cobrir todos os custos operacionais.

Publicidade

Enquanto o MJSP negocia com a área econômica do governo, os brasileiros devem acompanhar comunicados oficiais e antecipar a emissão do passaporte, evitando problemas caso haja paralisação do serviço.

Colaborou: Giovana Sedano. 

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Jéssica Anjos

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo