Ibovespa futuro cai com liquidação do Master e prisão de Daniel Vorcaro
O Ibovespa futuro recua 0,46%, aos 158.010 pontos nesta terça-feira (18). As atenções do mercado estão no processo de liquidação do banco Master, anunciado nesta manhã pelo Banco Central (BC), e na operação da Polícia Federal contra crimes monetários, que resultou na prisão do dono do Master, Daniel Vorcaro, nesta terça-feira (18).
Com a agenda econômica vazia, o mercado local segue mais sensível ao mau humor externo. Os futuros de NY recuam diante do temor de bolha em ações de Inteligência Artificial (IA) e dos sinais divergentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que reduzem a aposta em corte de juros em dezembro.
O Índice Bovespa pode ser pressionado ainda pela indefinição do petróleo — embora a alta de 1,41% do minério de ferro na China alivie parcialmente.
Publicidade
No câmbio, o dólar hoje beira estabilidade ante moedas desenvolvidas, mas sobe 0,16% ante o real, a R$ 5,3397 na venda.
Ibovespa futuro: os destaques do mercado de ações nesta terça-feira (18)
A tentativa falha de venda do Banco Master
O Banco Central decretou nesta terça-feira a liquidação extrajudicial do Banco Master, menos de um dia depois de o Grupo Fictor ter indicado o interesse em comprar a instituição. Segundo pessoas que acompanham o tema de perto, a liquidação acaba com a possibilidade de o acordo avançar.
A liquidação judicial do Master entrou no radar do mercado desde setembro, quando o BC negou a autorização para o Banco de Brasília (BRB) adquirir a companhia – leia todos os detalhes nesta reportagem.
Em paralelo, a Polícia Federal prendeu nesta terça-feira o dono do banco Master, Daniel Vorcaro, em uma operação para apurar suspeitas de crimes envolvendo a venda do banco Master para o BRB.
A operação cumpre cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 de busca e apreensão. Outro alvo é Augusto Lima, que também é sócio do banco Master – veja a reportagem completa do Estadão.
Bolsas globais mantêm cautela com IA e dados represados pelo shutdown
Os mercados globais mantêm cautela antes do balanço da Nvidia, amanhã, e da divulgação dos dados represados nos EUA após a paralisação do governo Trump, incluindo o relatório de emprego (payroll) na quinta-feira.
O diretor do Fed Christopher Waller afirmou que a instituição precisa de justificativa mais sólida do que anos de inflação acima da meta para evitar cortes, destacando o mercado de trabalho e alertando para divergências internas.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
Publicidade
*Com informações de Silvana Rocha e Luciana Xavier, do Broadcast
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Camilly Rosaboni
