Últimas Notícias

Ibovespa hoje: inflação no Brasil e dados de emprego nos EUA estão na maratona de dados da véspera da Super Quarta

O último pregão do Ibovespa fechou em alta de 0,52%, aos 158.187,43 pontos, apoiado pelo alívio das expectativas após a divulgação do Boletim Focus e pela leitura de que o Copom deve manter a Selic em 15% ao ano na reunião desta semana. O movimento ocorreu mesmo diante do enfraquecimento das bolsas de Nova York e da queda das ações da Vale (VALE3), que recuaram 0,68%.

Investidores seguiram operando com cautela, calibrando apostas para as decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos, ambas programadas para a quarta-feira. No câmbio, o dólar caiu 0,2%, a 5,42 reais, enquanto o minério de ferro e o petróleo encerraram o dia no negativo, adicionando volatilidade ao pregão. No noticiário corporativo, Banco do Brasil (BBAS3) e GPA (PCAR3) estiveram entre os destaques após decisões regulatórias e movimentações societárias.

Nesta terça-feira (9) a agenda concentra indicadores importantes logo nas primeiras horas, com atenção aos números de inflação e atividade divulgados no Brasil. Às 5h, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) publica o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da primeira semana de dezembro, seguido às 8h pelas leituras da Fundação Getulio Vargas: Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) de capitais e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) da primeira prévia de dezembro. Às 9h, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta a Pesquisa Industrial Mensal Regional de outubro, e às 10h a Confederação Nacional da Indústria divulga os indicadores industriais do mesmo mês.

A agenda doméstica ainda inclui operações do Tesouro e do Banco Central: às 11h, leilão de NTN-B e LFT; às 11h30, leilão de swap cambial equivalente a 2,5 bilhões de dólares; e ao meio-dia, oferta de até 5 bilhões de reais em operações compromissadas de três meses.

No exterior, o dia traz dados relevantes nos Estados Unidos, como o relatório de vagas JOLTS ao meio-dia. A China publica no fim da noite os números de inflação ao consumidor e ao produtor, que podem adicionar volatilidade às expectativas para commodities e emergentes. Nesse ambiente, a terça tende a ser guiada por leituras de inflação, sinais de atividade e ajustes na expectativa para a Super Quarta. A seguir, confira a agenda.

Horário Indicador Anterior
05h00 Fipe: IPC (1ª quadrisemana de dezembro) 0,20%
08h00 FGV: IPC-S Capitais (1ª quadrisemana) Aceleração em 4 das 7 capitais pesquisadas
08h00 FGV: IGP-M (1º decêndio de dezembro) 0,48%
09h00 IBGE: Pesquisa Industrial Mensal – Regional (outubro) Recuo em 6 dos 15 locais pesquisados
10h00 CNI: Indicadores Industriais (outubro) Queda de 1,3% no faturamento real

 

Horário Evento
09h00 Primeira etapa da reunião do Copom
11h00 Tesouro faz leilão de NTN-B (2028, 2032 e 2045) e LFT (2028 e 2031)
11h30 BC oferta até 50 mil contratos de swap cambial (US$ 2,5 bi) em rolagem
12h00 BC oferta até R$ 5 bi em operações compromissadas de 3 meses
14h00 Primeira etapa da reunião do Copom

 

Horário País Evento / Indicador
00h30 Austrália BC australiano anuncia decisão de política monetária
06h00 Reino Unido Presidente do BoJ Kazuo Ueda participa de debate internacional
07h40 Alemanha Presidente de Supervisão do BCE Claudia Buch fala em conferência
08h30 Reino Unido Ministra das Finanças Rachel Reeves testemunha no Parlamento
11h15 Reino Unido Dirigentes do BoE testemunham no Comitê do Tesouro britânico
12h00 EUA Departamento do Trabalho divulga JOLTS (outubro)
22h30 China NBS: CPI (novembro)
22h30 China NBS: PPI (novembro)

Fonte: Broadcast, Dow Jones Newswires e FactSet

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Igor Markevich

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo