Últimas Notícias

Mercados hoje: cautela prevalece em meio às vendas de ações de tecnologia

Bom dia

Nesta terça-feira, 18 de novembro, o mercado amanhece em dúvida: investidores se perguntam se o rali de inteligência artificial não passou um pouco do ponto. Nos EUA, os índices futuros recuam à espera de notícias que movimentem os ponteiros das negociações.

Por aqui, a Petrobras aparece no noticiário com uma nova descoberta de petróleo em Campos, mas a cautela deve dar o tom dos negócios como reflexo da ressaca das big techs no exterior.

Enquanto você dormia…

  • Os mercados globais seguem em modo defensivo, com investidores reduzindo risco antes do balanço da Nvidia, programado para a quarta-feira e que, além de simbolizar as apostas em IA, virou uma espécie de divisor de águas para o setor. ÀS 7h20, os futuros das bolsas de Nova York amanhecem em queda, com o S&P 500 em baixa de -0,27% e o Nasdaq com recuo de -0,30%, refletindo as vendas de papéis de tecnologia e preocupação com valorização esticada.
  • Na Europa, o índice Stoxx Europe 600 cai cerca de 1,3% às 7h20, na mesma vibe de temores sobre uma bolha de big techs.
  • Na Ásia, o índice japonês Nikkei fechou em queda de 3,22% e o Kospi da Coreia do Sul teve queda de 3,32%, em um movimento de venda concentrado em ações ligadas à inteligência artificial.
  • O índice dólar (DXY) está próximo da estabilidade aos 99,53 pontos. O petróleo Brent recua perto de 0,19% para US$ 64,08 o barril. O juro de 10 anos das Treasuries recua para 4,10% ao ano.

Destaques do dia

  • O mercado se pergunta se o rali das ações de firmas de IA ainda tem fôlego, ou se estamos à beira de uma correção mais longa. As ações da NVIDIA, que divulga os resultados na quarta-feira, chegaram a cair cerca de 2% no pré-mercado, com investidores reduzindo as exposições aos papéis ligados ao setor de tecnologia. O temor atualmente é mais micro do que macro: se a Nvidia decepcionar pode ser um gatilho para uma correção mais forte e longa diante de um questionamento sobre os investimentos multibilionários em IA.
  • E o que isso pega? Para o investidor brasileiro, o pano de fundo é a maior volatilidade, com dias de modo cautela ligado. Esse tipo de posicionamento geralmente pressiona bolsas emergentes. Também pode impulsionar uma desvalorização do real, em meio a reversão parcial de fluxo de recursos para ativos vistos como mais seguros. No curto prazo, setores da bolsa mais ligados a commodities e economia doméstica tendem a oscilar ao sabor do humor externo. Por outro lado, os juros locais tendem a responder mais aos sinais sobre a proximidade do ciclo de corte da Selic.

Giro pelo mundo

  • Na agenda econômica, às 9h15, será divulgado o relatório da ADP, que mede a criação de vagas no setor privado americano e funciona como uma prévia do “payroll”, o relatório oficial do mercado de trabalho nos EUA que será divulgado na quinta-feira (20).

Giro pelo Brasil

  • Novo óleo na Bacia de Campos: a Petrobras anunciou descoberta de petróleo “de excelente qualidade” no bloco Sudoeste de Tartaruga Verde, a 108 km da costa de Campos (RJ).
  • Em Brasília, no mesmo dia que a Câmara se prepara para votar o chamado PL Antifacção, parte da agenda de segurança pública, os investidores também acompanham discussão sobre tributação de bets e fintechs no Senado.

Giro corporativo

  • LiveMode assume 100% da CazéTV: a LiveMode comprou os 49% que ainda pertenciam à CMiguel Produções e passa a controlar integralmente a CazéTV; Casimiro Miguel deixa de ser sócio direto do canal e passa a ter participação na holding global LiveMode Cayman. A operação ainda depende de aval do Cade.
  • Hypera e Simple Organic: a Hypera exerceu opção de compra e assumiu os 28,47% restantes da Simple Organic, passando a deter 100% da marca de beleza natural e vegana; o negócio foi notificado ao Cade e reforça a estratégia da farmacêutica em dermocosméticos.

Agenda do dia

  • 05h00: Inflação pelo IPC-Fipe (semanal) — São Paulo. Termômetro de inflação ao consumidor na maior cidade do país, usado como sinal de curto prazo de preços.
  • 08h00: Inflação pelo IGP-M – 2ª prévia de novembro (FGV) — Índice sensível a câmbio e atacado, importante para contratos de aluguel e percepção de inflação de custos.
  • 11h15: Produção industrial nos EUA (outubro). Dado ajuda a calibrar a visão sobre atividade americana em meio a juros altos e discussões sobre quando virão os cortes do Fed.
  • 12h30: Vice-presidente de supervisão do Federal Reserve (Fed), Michael Barr, fará um discurso.
  • 13h: Integrante do Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed, Thomas Barkin, faz discurso.

Órima terça-feira e bons negócios!

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

Autor: Sérgio Tauhata

Dinheiro Portal

Somos um portal de notícias e conteúdos sobre Finanças Pessoais e Empresariais. Nosso foco é desmistificar as finanças e elevar o grau de conhecimento do tema em todas as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo