Metrô de SP: quais cartões de crédito são aceitos nas catracas?
O Metrô de São Paulo (SP) divulgou, na última segunda-feira (01), o início do projeto-piloto de pagamentos por cartão de crédito e débito em algumas linhas da rede metroviária. A medida conta com catracas exclusivas para a utilização dos passageiros, que podem aproximar o cartão para pagar a passagem.
Conforme nota publicada no site oficial do Metrô de São Paulo, o projeto possuirá duração inicial de seis meses, podendo ser prorrogado e expandido para outras linhas. Para este começo, apenas algumas bandeiras de cartão de crédito são aceitas.
Quais cartões podem ser usados
Segundo a nota citada acima, os cartões físicos de crédito e débito com as bandeiras Elo, Visa e Mastercard podem ser usados na compra de passagens diretamente na catraca. No entanto, cartões virtuais em celulares e smartwatches não podem ser usados para efetuar a compra, até o momento.
Para utilizar, basta aproximar o cartão em uma das catracas exclusivas. Vale citar que, durante a operação, não é necessário a inserção de senha.
Publicidade
Ainda, não é possível selecionar, no momento da aproximação, se o cartão passará no débito ou no crédito. A cobrança é efetuada de acordo com o cadastro do cartão na instituição financeira.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Metrô de São Paulo (@metrospoficial)
Linhas com as catracas exclusivas
Até o momento, as catracas estão disponíveis em estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha. De acordo com reportagem da Agência Brasil, o projeto visa expandir para as linhas 2-Verde e 15-Prata ainda neste mês de dezembro de 2025.
Entre as estações que possuem a nova tecnologia, algumas contam com orientadores para auxiliar os passageiros no momento do pagamento e do embarque.
Na linha 1-Azul são: Tucuruvi, Portuguesa-Tietê, São Bento, Liberdade e Paraíso. Já na linha 3-Vermelha são: Palmeiras-Barra Funda, República, Anhangabaú, Tatuapé e Carrão-Assaí Atacadista.
Quantas viagens podem ser feitas com o cartão de crédito
Conforme site oficial do Metrô de SP, é possível usar o cartão para comprar duas passagens, desde que elas sejam passadas em um intervalo de 1 minuto. Após esse período, o passageiro precisará esperar até 30 minutos para usar novamente o cartão.
Como o projeto está em fase inicial, estes períodos podem sofrer alterações com o passar do tempo.
Publicidade
Colaborou: Laura Mello.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos