Trump reduz tarifas sobre carne bovina, café e bananas
O presidente dos EUA, Donald Trump, emitiu uma ordem na sexta-feira reduzindo as tarifas sobre carne bovina, tomates, café e bananas, uma medida que visa diminuir os custos dos alimentos em um momento em que o governo enfrenta pressão dos eleitores para reduzir os preços de produtos de uso diário.
As isenções reduziriam as taxas comerciais sobre as commodities, que, segundo a Casa Branca, não podem ser produzidas nos EUA em quantidade suficiente para atender à demanda interna. Centenas de produtos alimentícios, incluindo cocos, nozes, abacates e abacaxis estavam entre os produtos. listados pela administração para isenção de tarifas. As isenções têm efeito retroativo, entrando em vigor às 00h01, horário de Nova York, em 13 de novembro.
A medida surge num momento em que Trump passou a focar em medidas que aumentem o acesso a bens, conforme os eleitores se tornam cada vez mais cautelosos com a economia sob a sua liderança. É também um reconhecimento tácito de que as políticas tarifárias do presidente aumentaram a pressão sobre os preços para os consumidores americanos.
Um funcionário da Casa Branca que pediu anonimato para falar sobre a ordem executiva disse na manhã desta sexta-feira (14) que o presidente está cumprindo sua promessa de negociar acordos comerciais e, em seguida, ajustar as tarifas conforme necessário.
O representante Comercial dos EUA Jamieson Greer apresentou o plano na sexta-feira, afirmando que se encaixa na estratégia mais ampla de Trump de criar isenções tarifárias para bens e setores-chave.
“Agora é o momento certo para, você sabe, liberar alguns desses itens que o presidente disse que liberaria”, disse Greer. “Isso é um desdobramento natural exatamente do que o presente sinalizou, e é isso que ele está fazendo hoje.”
Trump e altos funcionários do governo americano têm refutado as críticas de que suas políticas comerciais aumentaram o custo de vida, mas reconhecem a necessidade de fazer mais para reduzir os altos preços que frustram os eleitores há anos. Trump tem elogiado regularmente os méritos das tarifas, afirmando acreditar que os impostos de importação são parcialmente compensados pela redução de preços por parte dos vendedores, atenuando o impacto sobre os consumidores.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Bloomberg

