Brasil aparece como o país com mais milionários entre os latino-americanos; veja ranking completo
Apesar dos desafios sociais e econômicos, o Brasil aparece como o país com o maior número de milionários na América Latina, segundo o Relatório Global da Riqueza 2025, publicado pelo banco suíço UBS.
O levantamento internacional mostra que, em dólares, o país soma cerca de 433 mil pessoas com patrimônio milionário, o que garante a ele a 19ª posição entre as 56 nações analisadas.
Brasil à frente na América Latina
Segundo o relatório, no contexto latino-americano, o Brasil mantém uma vantagem significativa. Já o México, surge na 21ª posição, com aproximadamente 399 mil milionários, reforçando a liderança brasileira no bloco regional.
Esses dados ajudam a ilustrar como a concentração de riqueza está distribuída entre os principais países emergentes da região, mesmo em meio a desafios econômicos.
Publicidade
Apesar da quantidade expressiva de pessoas com alto patrimônio, o Brasil também figura entre os países mais desiguais do mundo, com uma pontuação de 0,82 de desigualdade, em índice de 0 a 1. O relatório mostra que a distribuição de riqueza é extremamente concentrada, colocando o país ao lado da Rússia em termos de disparidade econômica. Isso revela que, embora haja crescimento de riqueza, ela está longe de alcançar a maioria da população.
Além de Brasil e Rússia, a lista dos países com maior desequilíbrio social inclui África do Sul, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Neles todos, a presença de grandes fortunas contrasta com a realidade de milhões de cidadãos em situação de vulnerabilidade.
O que define um milionário no relatório?
Para entrar no ranking, não basta ter dinheiro aplicado ou em conta-corrente. O relatório considera a riqueza líquida dos indivíduos, o que inclui imóveis, investimentos, aplicações financeiras e outros ativos, descontadas todas as dívidas. Isso permite uma visão mais precisa da real distribuição de patrimônio entre a população de cada país.
Os países com mais milionários no mundo:
- Estados Unidos: 23,831 milhões
- China continental: 6,327 milhões
- França: 2,897 milhões
- Japão: 2,732 milhões
- Alemanha: 2,675 milhões
- Reino Unido: 2,624 milhões
- Canadá: 2,098 milhões
- Austrália: 1,904 milhões
- Itália: 1,344 milhões
- Coreia do Sul: 1,301 milhões
- Países Baixos: 1,267 milhões
- Espanha: 1,202 milhões
- Suíça: 1,119 milhões
- Índia: 917 mil
- Taiwan: 759 mil
- Hong Kong (RAE): 647 mil
- Bélgica: 549 mil
- Suécia: 490 mil
- Brasil: 433 mil
- Rússia: 426 mil
- México: 399 mil
- Dinamarca: 376 mil
- Noruega: 348 mil
- Arábia Saudita: 339 mil
- Singapura: 331 mil
Apesar do alto número de milionários, o Brasil ainda ocupa lugar de destaque negativo quando o tema é desigualdade social. A concentração de renda continua elevada, e grande parte da população enfrenta dificuldades para garantir uma vida digna.
Colaborou: Giovana Sedano.
Publicidade
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim deixaremos mais pessoas por dentro do mundo das finanças, economia e investimentos!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original
Autor: Jéssica Anjos